INTRODUÇÃO

O ano de 2014, foi um ano muito importante para a vida da nossa Associação, nomeadamente pelo seguinte:

1. Inauguramos a nova Sede Social, no dia 10 de Janeiro de 2014,

2. Atualizamos e renovamos os Estatutos, no sentido de os tornar mais eficazes e ao mesmo tempo dotá-los de uma maior abrangência em relação ao objeto social da Associação, nomeadamente os Condomínios. A partir da aprovação destes, a Associação passou a designar-se por “ASSOCIAÇÃO DOS INQUILINOS E CONDÓMINOS DO NORTE DE PORTUGAL”

3. Realizamos ainda, o Ato Eleitoral para o Triénio de 2014/2017, no dia 13 de Dezembro de 2014, cuja tomada de posse dos novos Órgãos Sociais, se realizou em Janeiro de 2015.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1. Sessão/Inauguração da Nova Sede Social, no dia 11 de Janeiro de 2014, com a presença de diversas Entidades e Instituições, nomeadamente do Ex. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira, entre outros.

2. Almoço/Sessão comemorativa do 65º da AINP, no dia 11 de Janeiro de 2014, em vila Nova de Gaia.

1. Participamos ativamente na Comissão de Monotorização da nova Lei do Arrendamento Urbano, bem como nas suas conclusões finais, para as quais demos o nosso melhor contributo.

2. Realizamos ainda neste âmbito, uma Conferência de Imprensa no dia 17 de Maio de 2014.

3. Procedemos à atualização e revisão dos Estatutos, cuja Assembleia Geral Extraordinária, para a sua aprovação se realizou no dia 19 de Setembro de 2014. A escritura notarial destes Estatutos, foi realizada no dia 26 de Novembro de 2014.

4. Realizamos no dia 13 de Dezembro de 2014, de acordo com os Estatutos, a Assembleia Geral, para aprovação do Plano de Atividades e Orçamento, para o ano de 2015, bem como o Ato Eleitoral (Eleição dos Órgãos Sociais, para o triénio de 2014/2017.

ATENDIMENTO E APOIO JURÍDICO DURANTE O ANO DE 2014

O atendimento e apoio jurídico aos nossos associados, continuou a ser a nossa principal atividade, tendo em conta os problemas causados, com a aplicação da nova Lei das Rendas. Nesse sentido, procuramos dar resposta às solicitações, bem como todo o apoio jurídico, administrativo e em alguns casos apoio financeiro, tendo em conta a nossa função social e a defesa dos interesses de todo o inquilinato.

Neste período Foram prestadas pelos nossos 5 Advogadas (os) 5.360 consultas aos associados, até 31 de Dezembro (média de cerca de 400 por mês).

NOVOS ASSOCIADOS

Inscreveram-se até 31 de Dezembro, mais 380 novos associados.

NOTAS FINAIS

Os dados referidos neste relatório, demonstram um forte investimento da Direção, no futuro da nossa Associação. Por isso, temos que rentabilizar melhor os meios agora existentes e ao mesmo tempo preservar melhor todo o nosso património.

No plano da nossa intervenção cívica e social, temos também de direcionar a nossa ação para a angariação de novos associados, especialmente dirigida aos condomínios e aos bairros sociais, através da realização de ações, iniciativas e eventos públicos, para além da defesa dos interesses justos de os associados e do inquilinato em geral.

Deste Relatório, fazem parte integrante os seguintes documentos em anexo:

1. Mapas das Contas do exercício de 2014.

2. Relatório/Inventário existente na Sede Social e na Delegação de Vila Nova de Gaia

23 de Março de 2015

A Direção

Manuel Correia Vieira (Presidente) ________________________________________