A Associação dos Inquilinos e Condóminos do Norte de Portugal, é uma Cooperativa de responsabilidade limitada, que presta serviços e apoio jurídico aos seus associados, no plano do arrendamento habitacional e comercial, bem como na área dos condomínios.
Como sabemos a habitação é um dos principais problemas, com que os cidadãos se confrontam na sua vida em sociedade. Embora a Constituição da República Portuguesa consagre o direito a uma habitação condigna para todos, estamos muito longe desses objetivos. A habitação é o pilar da sustentação da vida familiar e social e por isso, compete ao estado no seu conjunto, dar resposta a esta lacuna da falta de habitação, que se tem arrastado ao longo dos tempos. Esperamos que o Plano de Recuperação e Resiliência aprovado, para a habitação seja cumprido para satisfazer as carências e as necessidades atuais e não passe apenas de mais uma promessa. No contexto da pandemia, a vida de muitos inquilinos agravou-se ainda mais, devido á degradação das condições sociais e económicas do País.
A defesa dos interesses dos inquilinos, perante os senhorios alguns deles sem escrúpulos, que não olham a meios para atingir os seus fins, quer em relação á duração e renovação dos contratos, quer em relação ao aumento indevido muitas vezes das rendas, é a principal missão desta Cooperativa que tens fins sociais não lucrativos. Nesse sentido, temos uma grande experiência no tratamento destes processos e no apoio jurídico especializado que prestamos, há mais de 70 anos, através de um Gabinete composto por juristas competentes e eficazes.
Podem ser associados da AICNP?
- Inquilinos habitacionais e comerciais
- Condóminos
- Deveres e direitos dos associados
Ao tornar-se associado da AICNP, tem o dever estatutário, mediante o pagamento de uma Jóia única de 50,00 (cinquenta euros) e uma quota anual de 40,00 (quarenta euros), e o direito a todas as consultas e apoio jurídico que necessitar para o acompanhamento e tratamento do seu processo, relacionado com o arrendamento urbano e comercial, bem como com processos relacionados com os condomínios, para além de participar em todas as atividades que se realizem, bem como eleger e ser eleito para os Órgãos Sociais, que de 4 em 4 a nos são sufragados.
Como tornar-se associado da AICNP?
Pode tornar-se associado da AICNP, através das seguintes formas?
- Inscrição presencial, na Sede da AICNP ou na sua Delegação de Vila Nova de Gaia, mediante o pagamento da Jóia e da Quota.
- Inscrição por via telefónica, mediante o pagamento da Joia e Quota, por transferência por multibanco, cuja confirmação deve ser feita no prazo de 48 horas, através do envio por mail ou correio do respetivo comprovativo bancário.
- Inscrição por via eletrónica
- Enviando por email a referida inscrição, bem como o comprovativo do pagamento da Jóia e da Quota, por transferência multibanco, no prazo de 48 horas. Os dados para a inscrição são os seguintes:
Nome, morada, localidade, código postal, data de nascimento, n.º Cartão de Cidadão ou B. Identidade, Telefone, Telemóvel e Email.
De acordo com a legislação em vigor (Legislação Nacional e Comunitária de Proteção de Dados, deve preencher e assinar o respetivo documento em anexo. - Preenchendo o nosso formulário online.
- Enviando por email a referida inscrição, bem como o comprovativo do pagamento da Jóia e da Quota, por transferência multibanco, no prazo de 48 horas. Os dados para a inscrição são os seguintes:
A partir da inscrição pelas vias acima referidas e a respetiva confirmação do pagamento, têm direito de imediato aos nossos serviços jurídicos de segunda a sexta feira, através de inscrição prévia, pelos meios referidos: presencial; telefónico ou por email.
A transferência deve ser feira para a seguinte conta: Montepio Geral - IBAN: PT50 0036 0127 9910 0015 644 80
A Direção